domingo, 12 de maio de 2013

Tânia Zagury - Educadora

Aos 11 anos,
Tânia Zagury já demonstrava
que veio ao mundo
para colaborar
para o desenvolvimento educacional
das pessoas.

Num debate sobre índole e educação, ocorrido recentemente na Globo News, Tânia Zagury sintetizou sua opinião sobre a combinação entre as duas coisas dizendo que os pais de mais de um filho devem educar todos os filhos não apenas considerando que cada um deles é um indivíduo (ou seja, diferente dos outros), mas também mostrar nesse processo o mesmo conteúdo educacional. Segundo ela, esse conteúdo pode mudar, não em função das diferenças entre as pessoas, mas em função das mudanças de visão do mundo pelos próprios pais. 
Nascida no Rio de Janeiro, Tânia Zagury tem dedicado a maior parte de sua vida para contribuir para a melhoria dos níveis de aprendizagem e educação. Desde a infância, ela sempre demonstrou sua convicção da importância disto desde os 11 anos de idade, quando elaborou uma cartilha e, por meio desta, alfabetizou sua irmã na época com cinco anos. Atualmente casada e mãe de dois filhos, ela é formada como professora pela Escola Normal Carmela Dutra. Classificou-se em terceiro lugar no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde se formou em filosofia.
Na verdade Tânia é formada em filosofia, psicologia e sociologia, e é registrada no Ministério da Educação como professora nessas três ciências sociais. Foi alfabetizadora em escolas municipais, lecionou para turmas de quarta e quinta séries e foi, a convite, supervisora educacional nos Centros Regionais de Educação (CRE) até 1981. Além disso, atuou como professora adjunta na Faculdade de Educação, onde também foi professora substituta nos departamentos de Psicologia e Didática.
Tânia Zagury é autora de vários livros, entre os quais se destacam "Filhos: Manual de Instruções", "Encontros com Educadores", "Sem Padecer no Paraíso", "Educar Sem Culpa: A Gênese da Ética", etc. Você pode conhecer mais detalhes sobre ela e perceber o quanto ela é importante para o desenvolvimento educacional do Brasil lendo seu site, clicando aqui: 
http://www.taniazagury.com.br/. No site, você conhecerá um pouco mais sobre a biografia desta batalhadora, lerá seus artigos, informações sobre palestras que ela já realizou em todo o país, etc. 


Nenhum comentário: