segunda-feira, 18 de abril de 2011

Camilla Saloto - Jornalista e Produtora Cinematográfica


Acostumada a enfrentar dificuldades desde a infância,
esta capixaba de Iúna
está alcançando sucesso na Alemanha.

Camilla Saloto nasceu em Iúna, no estado do Espírito Santo, em 29 de setembro de 1985. Seus quatro primeiros anos de vida se passaram sem a presença do pai, que somente quando ela tinha quatro anos procurou sua mãe para convencê-la a ir morar com ele em Vitória, a capital do estado. Alguns anos depois, ele perdeu o emprego e a família teve que enfrentar desestabilidade financeira e psicológica. 
Foi com a ajuda de uma amiga, Marlene Sathler, e na fé em Deus que Camilla e sua mãe encontraram forças para enfrentar a situação. Apesar das dificuldades, a menina nunca desistiu de seu maior sonho: estudar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para se tornar uma jornalista. A mãe deixou muitas coisas em segundo plano para investir prioritariamente nos estudos da filha. Assim, em 2005, Camilla prestou vestibular na Ufes e iniciou-se no curso de Comunicação Social. 
Naquela ocasião, começou a se interessar pela arte cinematográfica, principalmente por documentários. No mesmo ano, conheceu um jovem alemão, primo de uma pessoa que ela ainda considera como uma grande amiga. Foi para a Alemanha em dezembro de 2006 e casou-se com aquele rapaz em fevereiro de 2007. 
Sua ida para a Alemanha a fez interromper seus estudos no Brasil, mas isto não significava uma desistência de seus sonhos. Muito pelo contrário: lá, ela enfrentou e venceu as dificuldades iniciais pelas quais toda pessoa que vai morar em outro país tem que passar: choques culturais, necessidade de aprender outro idioma, saudade do Brasil, etc. Mas conseguiu recomeçar seus estudos na Alemanha em 2008. Atualmente Camilla mora na cidade de Jena e está frequentando dois cursos: ciências da comunicação e ciências fílmicas. Também está se inscrevendo para a realização de mestrados nas áreas de produção cinematográfica e documentários. Na internet, ela produz um blogue excelente, "Alemanha Muito Além do Muro" ( http://www.alemanhaemfach.wordpress.com ) no qual publica "dicas" para colaborar com brasileiros que desejam ir morar naquele país para amenizar problemas como o choque cultural e, com apoio de colaboradores, "dicas" para quem queira aprender alemão. 

2 comentários:

Unknown disse...

Muito legal Camila, as mulheres fazendo a diferença!
Beijos do Batom e Futebol
Josy Galvão

Elias Aves disse...

Não, Josy... Fazendo a soma!
Abraços!